O pior cego é aquele que enxerga.

Proponho aos irmãos que me leem neste momento uma pequena reflexão, fundamental para o pleno entendimento de minha linha de raciocínio.

Pensem numa atitude alheia que os encham a mente de indignação, por exemplo, aquele fulano que entra fumando num estabelecimento fechado, algum extremista político que o repreenda e o critique por seu posicionamento ou mesmo aquele infeliz que matou a família para ficar com a herança. Pode ser qualquer coisa destas que te enfureça num milésimo de segundo.

Pense bem nisso, sinta esta raiva, pense agora mesmo naquele senhor que construiu um castelo com seu dinheiro e vai ficar de boa lá e vc não pode entrar no castelo (!!!!!).

Agora, faça um exercício mental para ir até a fonte deste sentimento, analize com cuidado exatamente de onde ele vem. Quando digo "de onde ele vem" quero dizer, quais são os valores, raciocínios, convenções, preceitos, motivos, etc, que fizeram voce julgar este fato como indignante.

A primeira camada onde encontramos uma resposta é: " Oras, basta bom senso para indignar-se com isto."; não é um raciocínio errado porém, é simplista, carece de envolvimento, autoconhecimento, essas coisas, geralmente esta resposta é aquela que "eles" querem ouvir (não me perguntem quem são "eles" pq eu não sei!!!), porque ela nos poupa de pensar em algo mais laborioso e que nos revele como realmente somos, geralmente este tipo de revelação tira alguns milhares de dólares de circulação pois mina na raiz o consumismo, base do capitalismo que mantem o mundo em ordem ( rá rá rá...)

Geralmente, as pessoas enxergam uma imagem pré construída e a tomam por verdade sem investigar a totalidade dos fatos, quero dizer com isto que, hoje em dia a mídia não mente tanto mas ela se foca num tópico específico do assunto e não mira o restante da situação, só dá aquele pedaço do fato que vende mais, o resto é resto.

Enfim, pequeno empreendimento que propus é somente uma pequena brincadeira, um joguinho instrutivo que vai proporcionar o esvaziamento, desde que voce se proponha a passar sinceramente pela primeira camada ("pôw, é o bom senso...")

O problema do povo brasileiro não é o fato de ele ser cego, e sim o de que nesta condição ele insiste em dizer que enxerga as coisas!!!!!

Comentários

Postagens mais visitadas